Quem Somos

Missão da Federação Espírita Brasileira

Promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo, com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus; a prática da caridade espiritual, moral e material, dentro dos princípios espíritas; e a união solidária e a unificação do Movimento Espírita, colocando o Espiritismo ao alcance e a serviço de todos. Fortalecer, ampliar e aprimorar a ação do Movimento Espírita em sua atividade-fim, promovendo o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita é o que impulsiona a missão da FEB.

 

História

A FEB foi fundada no dia 2 de janeiro de 1884, no Rio de Janeiro, por Augusto Elias da Silva. Desde o início da instituição, existia a ideia de montar uma oficina para a impressão da Revista Reformador e de obras de propaganda, entretanto a falta de recursos acabava por adiar o projeto.

A partir da década de 1930, o Movimento Espírita brasileiro assistiu a um crescimento excepcional de obras literárias sobre os mais variados temas vinculados ao Espiritismo. Foi então que Guillon Ribeiro, à época presidente da FEB, reviveu o projeto da oficina de impressão e transformou-o em realidade. Em 4 de novembro de 1939 estava oficialmente instalada uma pequena gráfica no térreo da Avenida Passos (RJ), que passou a editar livros e o mensário da Casa.

Foi na gestão de Guillon Ribeiro que começaram a ser editados os livros de Francisco Cândido Xavier. A FEB Editora publicou seu primeiro grande sucesso editorial em 1932: “Parnaso de Além-Túmulo”, obra psicografada por Chico Xavier que alcançou grande repercussão junto à imprensa e à opinião pública brasileira.

Antônio Wantuil de Freitas assumiu a presidência da FEB em 1943 e, com a ajuda de alguns companheiros, a instituição compreendeu a necessidade de criar uma editora à altura das obras produzidas pela Espiritualidade Superior por intermédio de servidores de alta envergadura moral.

Em 1948, o Departamento Editorial da FEB foi instalado e em seguida o Departamento Gráfico. O planejamento e a estrutura destes dois departamentos devem ser creditados ao esforço e à visão do então presidente Wantuil de Freitas, que superou inúmeros obstáculos para levar avante sua missão.

A FEB Editora publica todos os livros da Codificação Kardequiana e cerca de 500 outros títulos, dos quais 88 psicografados por Chico Xavier. São 45 milhões de obras publicadas por 160 autores, sendo 10 milhões apenas de Obras básicas da Doutrina Espírita. Entre romances, mensagens, contos, crônicas, textos científicos e filosóficos, existem obras traduzidas para o espanhol, francês, inglês, russo, esperanto, húngaro.

Parte dos livros é vendida e outra parcela doada para instituições espíritas, uma vez que é prioridade da FEB o apoio ao Movimento Espírita.

 

Modernização

O tradicional ainda mais bonito

Com a crescente ampliação do mercado editorial e a mudança do perfil do brasileiro com relação ao livro, a FEB Editora visualiza um novo campo de oportunidades.  Sob este novo paradigma, todos os títulos editados pela FEB Editora estão recebendo novo tratamento gráfico e se adequando à nova regra ortográfica. Os livros terão novas capas, formatos e diagramações, que proporcionarão melhor visualização dos textos.

Depois de muitos estudos e pesquisas, a FEB Editora apresenta agora sua nova logomarca, o emblema gráfico que estampará nossas obras a partir de 2012 e marcará o início de um período de novidades da instituição que se tornou um símbolo de qualidade e fidelidade doutrinária.

A nova marca é composta por elementos que preservam o azul tradicional da Federação Espírita Brasileira (FEB) e inserem novas nuances da cor ao projeto, buscando leveza e movimento. A figura da logomarca, composta por traços, remete a pilares que se apresentam em trio: a premissa adotada pela FEB – Deus, Cristo e Caridade –, e o tríplice aspecto da Doutrina Espírita – Ciência, Filosofia e Religião.

O novo símbolo apresenta páginas em movimento de um livro, nosso principal produto. O desenho representa o caminho da mensagem que vem de cima, aquela que a FEB Editora busca disseminar, a palavra de Jesus sob a luz do Espiritismo. A figura utilizada é fluída e orgânica, sinônima da fase moderna e dinâmica da editora.

A marca passa ainda a seriedade e a sobriedade que sempre acompanham as obras da FEB, símbolos de um conteúdo analisado com responsabilidade e tradição.

Nova marca, novos livros, conteúdo de qualidade.

FEB Editora: livro espírita para um novo mundo.